Para exibir este conteúdo do YouTube, você deve permitir cookies de publicidade e medição de audiência.
Uma extensão do seu navegador parece estar bloqueando o carregamento do player de vídeo. Para visualizar este conteúdo, você deve desativá-lo neste site.
Primeira modificação: 16/02/2026 - 15h31
Para esta segunda-feira, os partidos foram chamados a concordar com o novo aumento, dias antes de o Conselho de Estado suspender provisoriamente o decreto pelo qual o presidente Gustavo Petro estabelecia um reajuste de 23%, criticado por amplos setores. O presidente também convocou marchas por todo o país para a próxima quinta-feira para rejeitar a medida do tribunal superior.
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, anunciou no domingo, 15 de fevereiro, que no novo decreto que emitirá nos próximos dias sobre o salário mínimo, ordenado pelo Conselho de Estado, manterá o valor do que chama de “salário digno” para 2026, que foi fixado em dois milhões de pesos (cerca de 546 dólares), e não descartou que este valor possa ser modificado.
“Dado que se trata de uma sentença que nos ordenam, vou aceitar que seja gerado um decreto transitório”, disse Petro num discurso ao país sobre o aumento de 23,7% do salário mínimo, decretado no final de Dezembro passado e criticado por alguns sectores que o consideram exagerado porque não se ajusta à realidade económica do país.
Segundo Petro, “o novo decreto manterá um salário digno”, embora tenha esclarecido que, para cumprir as exigências do Conselho de Estado, o tribunal máximo do contencioso administrativo, apresentará novos estudos que justifiquem o aumento do salário mínimo.
“Só com as realidades económicas que desde o dia em que assinei (o decreto) sustentam que não estávamos errados, mas que o salário mínimo decretado pode ser modificado de acordo com as novas realidades económicas”, acrescentou.
Petro não deu detalhes sobre como o mínimo poderia ser modificado, mas neste domingo circularam na mídia local notícias de que o presidente poderia aumentar ainda mais o “salário de subsistência”, até 2.155.000 pesos (cerca de US$ 589) por mês.
Na última sexta-feira, 13 de janeiro, após o Conselho de Estado ordenar a suspensão provisória do decreto que aumentou o salário mínimo em 23,7%, o Petro fez eco em
“Se quisermos diminuir a diferença agora, o salário mínimo vital deveria ser de 2.155.000 pesos por mês”, escreveu Petro.
Encontro com empresários e sindicatos
No seu discurso de hoje, o presidente disse que para estudar o salário mínimo convocou para esta segunda-feira uma reunião da Comissão de Concertação na qual estarão presentes o seu ministro do Trabalho, Antonio Sanguino, e representantes do movimento sindical e do empresariado.
“Vamos discutir isso com o empresariado e com a classe trabalhadora. Pode-se fazer um pacto, vamos sem dúvida ouvir, mas logo a seguir faremos o novo decreto transitório, esperemos que com resultado de consenso”, afirmou.
O presidente deixou claro “que desde o decreto presidencial de 31 de dezembro do ano passado, na Colômbia existe um salário mínimo que é o salário mínimo vital para uma família e é móvel”, o que indica que pode variar.
Petro aproveitou o discurso para reiterar o convite aos colombianos para saírem às ruas na quinta-feira para se manifestarem em defesa do salário mínimo.
“Na quinta-feira esperarei por vocês em todas as praças públicas da Colômbia, chama o presidente, para defender o salário mínimo”, disse ele, acrescentando que aqui não apenas os argumentos jurídicos, econômicos e de conveniência são válidos, “mas também está resolvido com a força dos trabalhadores” defender “esta enorme conquista histórica”.
Palavras-chave relacionadas
O conteúdo solicitado não existe ou não está mais disponível.




